PARTICIPAÇÃO DO CEE/PE NO ENCONTRO ESTADUAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Créditos: Shirley Malta

Nesta segunda-feira, 23/09/2019, o presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE), professor Ricardo Chaves e as conselheiras, Cleidimar Santos, Maria Ieda Nogueira e Shirley Malta representaram o Conselho na abertura do Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação, organizado pela União Nacional do Conselhos Municipais de Educação (UNCME-PE), para realização de uma Palestra Magna. O encontro aconteceu no Recife Praia Hotel, no Pina e teve como tema central, “PME, Desafios e Perspectivas em um Cenário de Incertezas”. O Secretário de Educação e Esportes, Frederico da Costa Amancio, explicou sobre o trabalho realizado pelo Governo de Pernambuco para garantir uma educação de qualidade aos 580 mil estudantes da rede estadual de ensino, auxiliando assim os municípios pernambucanos. A governadora em exercício, Luciana Santos, destacou a importância do evento, em especial no atual momento. De acordo com ela, mais que nunca é preciso defender a educação. Ela destacou ainda que se trata de um trabalho coletivo, em que a sociedade civil e Estado precisam atuar juntos. Também estiveram presentes no encontro, o coordenador da UNCME – Pernambuco, Sr. Manuel Messias Silva de Sousa, a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Sra. Ana Coelho Vieira Selva, dirigentes  municipais, e da área de  educação.

A ação se estende até o dia 25 deste mês. Dentre os temas discutidos, estão em destaque o Plano Municipal de Educação, sua aplicação em um cenário de incertezas; propostas pedagógicas da educação municipal, desafios a partir do currículo de Pernambuco; Normatização do Sistema, noções e práticas; Educação infantil e currículo, garantias de políticas de estado; e Financiamento da Educação, com ou sem FUNDEB, dentre outros assuntos.