CONDECORAÇÃO MÉRITO EDUCACIONAL PROFESSOR PAULO FREIRE

Na manhã dessa segunda-feira, 23/09/2109, o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) agraciou com a medalha e diploma Mérito Educacional professor Paulo Freire os profissionais que se destacam no campo da Educação Pernambucana. Os agraciados, eleitos pelo Pleno do CEE/PE, no dia 26/08/2019, foram o Instituto Capibaribe e Frederico da Costa Amancio (Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco). A condecoração referencia Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais.  Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo e influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Trabalhou com movimentos de educação popular e coordenou o Plano Nacional de Alfabetização, com objetivo de tirar cinco milhões de pessoas do analfabetismo. Seu método, conhecido como “pedagogia da libertação”, tinha como proposta uma educação crítica a serviço da transformação social.

O evento aconteceu na Academia Pernambucana de Letras e foi presidido pelo presidente do CEE/PE, professor Ricardo Chaves Lima, à luz da Resolução CEE/PE nº 01/2001, de 05/02/2001. A abertura contou com apresentação do coral do projeto Ária Social com as músicas, “O coco”, “Que nem jiló” “Anunciação” e “Trem Caipira”. O Quarteto de Cordas, do Conservatório Pernambucano de Música executou, o Hino Nacional e o Hino de Pernambuco, além de alguns clássicos. Compuseram a mesa, o presidente do CEE/PE, professor Ricardo Chaves Lima, a presidente em exercício da Academia Pernambucana de Letras, professora Luzilá Gonçalves, o Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Sr. Frederico da Costa Amâncio e a Sra. Mônica Maria Antunes, diretora do Instituto Capibaribe. O presidente do CEE/PE, Ricardo Chaves afirmou: “ O Conselho Estadual de Educação tem muito orgulho dessa comenda e as pessoas que receberam essa condecoração nos engrandecem ainda mais”. O secretário de Educação, Sr. Fred Amâncio ressaltou: “É um momento muito especial na minha trajetória de vida poder participar dessa condecoração. Eu me considero, junto com todos os que estão reunidos aqui, como mais um batalhador e mais um apaixonado pela educação. Receber uma condecoração que leva o nome do patrono da educação também me reveste de algo especial, pois o professor Paulo Freire representa e sempre acreditou que a educação estava diretamente relacionada com transformação, emancipação e libertação”.

A Sra. Mônica Antunes ressaltou que estava representando o grupo de educadores que teceu a ideia de fundar a escola, o Instituto Capibaribe. “Nosso maior desafio é manter os princípios iniciais do projeto de 1955 – afirmou”.

Estiveram presentes à cerimônia, esposa e familiares do Secretário de Educação, Fred Amâncio; representantes da comunidade escolar do Instituto Capibaribe; Academia Pernambucana de Letras; Secretaria de Educação e Esportes; Gestores das 16 Gerências Regionais de Educação; Projeto Ária Social; Universidade de Pernambuco (UPE); Serviço Social do Comércio (SESC); Fórum Estadual de Educação; Centro Paulo Freire; União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME); União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME); Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco (ASSIESPE); Assembléia Legislativa de Pernambuco (ALEPE); Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (SINEPE); Ministério Público de Pernambuco (MPPE); Biblioteca Pública; Conservatório Pernambucano de Música; professora Nelly Carvalho; 12 conselheiros e equipe técnica do CEE/PE.