CEE/PE PARTICIPA DO XV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PERNAMBUCO

Créditos: Shirley Malta

No dia 07 de junho de 2019, a conselheira Shirley Cristina Lacerda Malta representou o Conselho Estadual de Pernambuco (CEE/PE), no XV Seminário de Educação Infantil de Pernambuco, no auditório Paulo Rosas da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (ADUFEPE). Com o objetivo de discutir metas, principalmente sobre a conjuntura atual (com cortes e redução de orçamento), o Seminário teve seu enfoque na Educação Infantil (Educação Infantil de qualidade, direito da criança, valorização dos profissionais de Educação Infantil e financiamento da educação).

As discussões iniciais trouxeram apontamentos em torno do Plano Nacional de Educação (PNE). Tendo validade de 10 anos (com período entre 2014 e 2024), a medida indica alicerces fundamentais da educação (desde a creche até a universidade) e aos governantes, visando a uma educação inclusiva, ampla e de qualidade. No entanto, grande parte das metas ainda não foi atingida até agora – motivo de preocupação e de debate no Seminário.

Além disso, a necessidade de resistência também foi lembrada entre os presentes – representantes de instituições e entidades como o Fórum Nacional de Educação (FNE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE), Campanha Nacional pelo Direito à Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e o Ministério Público de Pernambuco Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Docentes de diversas regiões do estado também estiveram presentes.

Créditos: Shirley Malta