O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) marcou presença no Seminário Regional Nordeste I do Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade da Educação Infantil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) nos dias 29 e 30 de maio, em Apipucos, Recife-PE.
A Vice-Presidente Janete Azevedo compôs a mesa de abertura do evento ao lado de
representantes institucionais da SEB/MEC, Undime Nacional, UNCME Nacional,
FONCEDE, Fundaj, Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE/PE) e Secretaria
Municipal de Educação do Recife (SME/Recife).
Na sequência, a vice-presidente também participou do painel “O Desafio da
Governança Federativa Colaborativa na Gestão da Educação Infantil com Qualidade
e Equidade”. O debate abordou os desafios e as perspectivas para a
implementação do Regime de Colaboração entre os entes federativos, destacando
sua importância para o sucesso das políticas públicas voltadas à Educação
Infantil.
O painel contou ainda com a presença do secretário de Educação Básica do MEC, da presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), da presidente da Undime/PE e teve mediação de uma representante da Fundação Bracell, organização privada parceira do evento.
No segundo dia, Janete Azevedo representou o FONCEDE Nordeste na Mesa 3, dedicada à Atualização das Normativas da Educação Infantil. A mesa contou ainda com a representante da UNCME Nordeste e abordou os esforços necessários para que os entes federativos alinhem suas normativas aos parâmetros nacionais de qualidade e equidade.
A Conselheira Ana Lúcia de Paes Souza também participou da mesa de abertura, representando o Secretário de Educação de Pernambuco. Estiveram presentes ainda no evento a Conselheira Vaneska Maria de Melo Silva, representando a UNCME, e a Prof.ª Vilma Bezerra, Coordenadora da Câmara de Educação Básica do CEE/PE, que acompanhou os debates como ouvinte.
Fotos: Fundaj e Vilma Bezerra
Fonte: Foncede