PRESIDENTE DO CEE-PE PARTICIPA DO 14º ENCONTRO EDUCACIONAL DA ANIMES/SP

O Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE), da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES) e professor da Faculdade de Petrolina (FACAPE), Antonio Henrique Habib, participou nos dias 14 e 15/06/2023, do 14º Encontro Educacional da Animes/SP. O evento foi sediado pela Universidade de Taubaté (UNITAU), tendo como anfitriã e organizadora, a Reitora Nara Fortes, e como tema, “Ensino Superior Municipal: uma agenda para novos tempos”.
O encontro reuniu representantes das autarquias municipais de todo Brasil e teve por objetivo fomentar a reflexão e o diálogo entre reitores e autoridades em torno de novos conceitos e demandas que a sociedade aponta sobre desenvolvimento sustentável e a pesquisa de forma sistêmica.
O primeiro pronunciamento foi do Presidente Habib que destacou a ausência de políticas públicas para as autarquias municipais no Brasil. “Nós temos qualidade de ensino, mas não temos inserção nas políticas públicas para o acesso dos nossos estudantes ao ensino superior. Sabemos que não temos mais alunos nas nossas instituições porque eles não têm condições financeiras e as nossas autarquias não recebem recursos do poder público municipal para oferecer ensino gratuito. Quando se trata de aplicação de recursos públicos as autarquias municipais são esquecidas. Nós subsidiamos o ensino superior para que estudantes com menos possibilidades possam estudar. Sem as autarquias eu tenho certeza que os Estados não teriam o crescimento e a evolução que têm. Porque nós estamos há mais de 50 anos formando pessoas, profissionais e desenvolvendo pesquisa e extensão dentro dos nossos estados” – ressaltou.

O Presidente Habib destacou ainda que o Governo Federal poderia investir nas autarquias municipais para a ampliação do número de vagas no ensino superior e acrescentou que a Animes já apresentou propostas ao Governo Federal para a oferta de vagas tanto de graduação, quanto programas de mestrado. “Queremos uma política de bolsas de estudo, porque esse recurso é para reinvestimento na formação dos professores e aquisição de equipamentos para um ensino de melhor qualidade” – finalizou.

Marta Alencastro
Assessoria de Comunicação – CEE-PE