PARTICIPAÇÃO DO CEEE-PE NO 69º FÓRUM NACIONAL DA ABRUEMO

Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE) e da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES), Antonio Henrique Habib Carvalho, participou do 69º Fórum Nacional das Reitoras e Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), realizado nos dias 24, 25 e 26 de maio do corrente ano, na cidade de Rio Verde, Goiás. O evento faz parte também das comemorações do cinquentenário da Universidade de Rio Verde (UniRV), e, teve por objetivo oportunizar um encontro para as personalidades que movem o ensino superior nacional, ampliando assim as discussões e promovendo a troca de experiências e cooperação mútua. Para celebrar a participação das 45 universidades inscritas e dar as boas-vindas aos representantes, a cerimônia teve início com a entrada da Guarda-Bandeira, realizada pelos alunos do Colégio Estadual da Polícia Militar de Rio Verde. O ato solene consolida a parceria entre UniRV e ABRUEM com a união das bandeiras e homenageia todos os 20 estados brasileiros participantes nesta edição do Fórum em Rio Verde. A solenidade de abertura também foi marcada por homenagens ao Reitor anfitrião, Alberto Barella, e ao presidente da ABRUEM, Francisco do O´ de Lima Junior, com a entrega do troféu alusivo ao evento. Também foram entregues medalhas e diploma de Associado Honorário aos reitores que concluíram seus mandatos: Valter Campos, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Sérgio Carlos de Carvalho, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), representando pela atual Reitora, Marta Regina Gimenez. Compuseram a mesa diretiva para os trabalhos, o Reitor anfitrião da noite, Professor Alberto Barella Netto e o Presidente da ABRUEM, Professor Francisco do O´ de Lima Junior, além dos Professores: Miguel Rodrigues Ribeiro (Secretário Municipal de Educação), no ato representando o Prefeito, Paulo do Vale; Odilon Máximo de Morais (vice-presidente da ABRUEM); Sebastião Lázaro Pereira (Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação); Leninne Guimarães Freitas (coordenadora do evento); Juliene Rezende Cunha (presidente da AGIMES); Antônio Henrique Habib (Presidente da ANIMES e do CEE-PE) e os Deputados Estaduais, Lucas do Vale e Karlos Cabral. Com o tema “Os objetivos do desenvolvimento sustentável nas instituições associadas”, a edição realizada na UniRV contou com uma programação de palestras discutindo assuntos como: “O compromisso social das universidades públicas”; “O papel das universidades públicas na formação de cidadãos globais: uma visão a partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e dos direitos humanos”; “Mitigação da evasão por meio da permanência eficaz” e “A retomada política da Pós-graduação da CAPES”. O Reitor Alberto Barela destacou em seu pronunciamento: “Hoje é um dia de muita alegria e de muita emoção. Receber todos os colegas reitores em nossa casa, no ano que comemoramos o jubileu de ouro é significativo para todos nós. É também uma oportunidade única de aprender uns com os outros e de fortalecer os laços que unem as nossas instituições”. À frente na preparação da recepção aos convidados, Professora Leninne iniciou suas palavras agradecendo a família UniRV pelo empenho e dedicação nos preparativos e compartilhou a alegria em sediar uma edição do Fórum. “Me sinto muito honrada por estar aqui, especialmente porque eu represento todos os servidores da UniRV, que muito contribuíram para tornar esse evento a altura dos nossos convidados”, ressaltou. O chefe do Executivo Municipal, Miguel Rodrigues, parabenizou o Barella e toda equipe da Universidade por sediar mais um evento a nível nacional e acrescentou: “O recado do nosso Prefeito Paulo do Vale é um agradecimento ao amigo Barella que está fazendo da Universidade um braço forte na educação municipal e principalmente na saúde pública. Desejo às boas-vindas a todos, Rio Verde agradece a presença de cada um”. O Presidente da ANIMES e do CEE-PE, Antonio Habib, iniciou seu pronunciamento parabenizando o Reitor Alberto Barela pela calorosa receptividade aos participantes e destacou a importância dos Fóruns para o fortalecimento das instituições de ensino superior estaduais e municipais, bem como as ações desenvolvidas e os temas tratados no Fórum. Encerrando os discursos da noite, o Presidente da ABRUEM, Francisco Lima, reforçou a importância do Fórum para o fortalecimento das associadas e agradeceu a toda equipe da UniRV pela organização do evento. “É com muita satisfação que iniciamos esse Fórum nacional, com a presença de vários representantes da educação superior. Esse Fórum demarca o fortalecimento das associadas e atende aos objetivos da ABRUEM de proporcionar espaços para o debate de diretrizes, de troca de experiências e de promoção da interiorização da educação superior brasileira. O Fórum fortalece o caráter heterogêneo da nossa Associação. Temos a certeza de que estamos em uma instituição solidificada e com importante papel de atuação. Muito obrigado aos nossos anfitriões e que todos tenham um excelente evento”, finalizou. Marta Alencastro Assessoria de Comunicação – CEE-PE29/05/2023 às 15:30Fotos: Herison Tessari.