
O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE-PE foi representado pelas Conselheiras, Shirley Malta e Cleidimar Barbosa; pela Assessora do Pleno, Mirian Oliveira e pela Coordenadora da Câmara de Educação Básica, Vilma Bezerra, no VII Seminário de Educação do Poder Legislativo, “Esperançar é Preciso”, realizado na última quinta (16) e sexta (17), no auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco – Alepe e coordenado pela Coordenadora da Comissão Organizadora do Centenário Paulo Freire, deputada Tereza Leitão. Neste ano, o evento celebra o centenário do educador pernambucano Paulo Freire e debate os desafios pedagógicos do atual momento político brasileiro. Profissionais, estudantes e movimentos sociais falaram sobre o papel fundamental da educação no processo de superação das discriminações raciais, sociais e religiosas no País.
A abertura contou com a palestra do Prof. Dr. da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Nelino Azevedo. A mesa diretiva foi composta pela Coordenadora da Comissão do Centenário Paulo Freire, deputada Tereza Leitão; a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, Ivete Caetano; Maria Elaine da Silva, representando a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas; Regina Coeli de Melo, representando a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco; Maria Aparecida Vieira, representante do Centro Paulo Freire.
“O objetivo deste encontro, promovido a cada dois anos na Assembleia, é reunir visões plurais que contribuam na construção de caminhos para superar as adversidades da educação no Brasil, em especial neste cenário de tantas dificuldades”, afirmou a deputada Teresa Leitão, Coordenadora da Comissão Organizadora do Centenário Paulo Freire. Outra finalidade, segundo ela, é aproximar a Casa de Joaquim Nabuco das discussões referentes ao setor, colaborando com a melhoria da prática legislativa.
Em nome da Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco, Regina Coeli de Melo destacou as contribuições trazidas pelo Concurso Cultural Paulo Freire: 100 anos em (con)texto, promovido pela pasta em 2021. A iniciativa buscou estimular a produção de atividades culturais que refletissem sobre a obra do educador pernambucano.
O segundo dia foi marcado pelo lançamento de um livro dedicado a Paulo Freire. O intelectual pernambucano – cujo centenário de nascimento foi celebrado ao longo deste ano – também foi tema de um painel com depoimentos sobre sua vida e obra na sexta (17), no Auditório Sérgio Guerra. O evento ainda homenageou os 80 anos da Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire).
A programação da manhã iniciou com o lançamento do livro Olhares sobre Paulo Freire, que reúne ensaios de 18 autores nacionais e estrangeiros sobre a vida e a obra do educador. A publicação foi editada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e organizada pela Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Uma homenagem aos 80 anos da Fafire encerrou o seminário. “Propus um Voto de Aplausos à Instituição pela passagem da data, em março deste ano, mas decidimos completar os parabéns na programação do evento em razão da dedicação, do pioneirismo e do que a entidade significa para a educação pernambucana”, disse Teresa Leitão.
A diretora da Faculdade, Irmã Graça Soares, recebeu a placa comemorativa e agradeceu a iniciativa da Alepe. “Caminhamos alicerçadas pela pedagogia libertadora de Freire em busca de uma sociedade justa e fraterna. “Nos manteremos à disposição para lutar pela manutenção dos direitos da pessoa humana”, enfatizou a religiosa.
Marta Alencastro – 20/12/2021 às 12:00
Foto: Giovanni Costa