
Nessa terça-feira (14), o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE-PE realizou a Cerimônia do Culto Ecumênico em comemoração ao Natal com o tema: Jesus, alegria dos homens. O encontro remoto foi transmitido pela plataforma Stream Yard e pelo canal do CEE-PE no You Tube. Compuseram a mesa diretiva, a vice-presidente do Conselho, conselheira Giselly Muniz Lemos de Morais, Pr. Abel Freitas Santos – Igreja Batista Filadélfia de Garanhuns – PE, Aldenice Lima de Souza – Núcleo Espírita Auta de Souza – Recife – PE, o Seminarista Renan Carneiro – Seminário Arquidiocesano de Olinda e Recife e a intérprete de LIBRAS, professora Joyce Mary. Após a exibição do vídeo, As Bem-Aventuranças, a vice-presidente Giselly Muniz agradeceu aos representantes convidados e a todos que estavam acompanhando a cerimônia pelo Stream e You Tube. Giselly destacou as dificuldades que todos enfrentam nesse momento pós-pandêmico, com novos aprendizados, novas formas de conviver, de respeitar o outro e acrescentou: “Aprendemos que a alegria está nas pequenas coisas. Que possamos experimentar um Natal com novos significados e o Conselho Estadual se coloca à disposição para todos e todas que quiserem dialogar conosco nessa perspectiva” – concluiu.
O Pr. Abel Freitas destacou que o Natal é um momento muito especial por se comemorar o aniversário de Jesus; tudo se transforma em um clima de alegria para todos. O Pastor destacou ainda o texto do livro de Lucas, capítulo 2, versículos 8 a 10 e ressaltou: “Quando lemos essa passagem parece que a alegria transborda do texto para nossas vidas; a alegria dos pastores parece contagiar a nossa vida; a mensagem de Deus perto de nós, se fazendo homem e andando conosco. Que possamos olhar para o Deus que nos concede a verdadeira alegria” – concluiu.
A representante espírita, Aldenice Souza destacou em sua reflexão: “Nascimento sempre é um momento de alegria e Jesus traz a alegria mais imorredoura para a humanidade; Ele traz a certeza do único caminho que se chega ao Pai; Ele traz as verdades celestiais para que possamos chegar nas muitas moradas da casa de Deus e é nessa certeza que a nossa vida deve estar pautada”. Aldenice apresentou uma mensagem de Maria Dolores, psicografada por Chico Xavier intitulada, Alegria do Natal e concluiu sua reflexão afirmando: “Que nesse Natal Jesus possa renascer em nossos corações e que possamos servir a nossos irmãos levando alegria, paz, esperança e consolo; esse é o nosso verdadeiro natal de alegria”.
O Seminarista Renan Carneiro destacou: “Falar de nosso Senhor Jesus Cristo é falar de salvação. O tempo do advento estimula os cristãos católicos uma espera com o coração puro e esperançoso, uma vez que virá ao mundo o salvador da humanidade; é um período de retiro espiritual”. Renan mencionou ainda São João Batista, o precursor do nascimento de Jesus, com seu ardor missionário ao anunciar a boa nova e a vinda de Jesus e acrescentou que João Batista deve ser para nós um exemplo de serviço despretensioso ao Reino dos Céus; destacou também a Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José, família observante da lei judaica e que vivenciaram as mais diversas provações, e, acrescentou: “Em todo tempo passamos por dificuldades, das mais diversas ordens, mas o que há em comum entre nós e a Sagrada Família de Nazaré é a presença de Jesus em nosso meio, que se dá pelo Santo Natal. Estar com Jesus é, e sempre será, o melhor caminho a seguir; estando unidos a Jesus, estaremos unidos a Deus. Jesus, a partir de seu nascimento, caminha em nosso meio e nos mostra, através de suas ações e palavras, como devemos ser. Que o sim de Maria possa nortear a nossa caminhada cristã de serviço e disponibilidade para o reino dos céus, pois, assim, estaremos verdadeiramente e eternamente felizes” – concluiu.
A vice-presidente, Giselly Muniz destacou em seu pronunciamento final: “Me sinto honrada de participar desse momento; esperamos que os próximos Natais sejam vivenciados com maior intimidade com Deus e, consequentemente, com maiores alegrias” – concluiu.
Após o pronunciamento da vice-presidente, o cerimonial apresentou a mensagem final, a partir de uma passagem do Evangelho de Lucas.
Marta Alencastro – 16/12/2021 às 13:40
Créditos fotos: Mauricio júnior.









