O primeiro encontro presencial do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE-PE, desde o início da pandemia da Covid-19, teve início na tarde desta quarta-feira (20) com o mutirão do programa de testagem em massa, ‘TestaPE’, ação promovida pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes e a Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo do programa é controlar a presença da Covid-19 no estado, em especial o avanço da variante Delta. O primeiro a realizar o teste foi o presidente do Conselho, Antonio Habib, seguido pelos conselheiros e equipe técnica. A ação foi conduzida pela enfermeira sanitarista e coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, Tathiane Sá e pelas técnicas de enfermagem, Flávia Fernanda e Cynthia Albuquerque; o resultado foi divulgado instantes após a realização do teste.
O segundo momento foi realizado na sala das sessões plenárias do CEE-PE com a leitura e aprovação de Pareceres e a entrega da medalha Paulo Freire ao agraciado Genuíno Bordignon, que em virtude de não poder comparecer à solenidade realizada na Alepe no dia 17/09, foi representado pela conselheira Maria Iêda Nogueira. A conselheira declarou ter sido uma indicação muito justa e acrescentou: “Genuíno tem contribuído com muita competência no cenário educacional”.
Graduado em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) – UNIJUI, Ijuí, RS – 1965; Especialista em Planejamento e Administração de Sistemas Educacionais – IESAE/FGV, dez. 1974; Mestre em Educação – Administração de Sistemas Educacionais – IESAE/FGV, RJ. 1978; Diretor da Faculdade de Educação da UnB (1998 a 2002); Professor Adjunto IV da Universidade de Brasília, Genuíno Bordignon também foi Conselheiro de Educação do Distrito Federal de 1999 a 2007. Em seu pronunciamento, o professor declarou: “A homenagem foi tão significativa que fiz questão de recebê-la presencialmente. A minha trajetória está voltada para os Conselhos. Estou muito grato!” Em seguida, o professor apresentou seu novo livro, “Conselhos de Educação do Brasil – Trajetórias nos cenários da história”. Na obra, Genuíno reúne dados dos Conselhos Municipais; segundo ele, um registro histórico, um mapa da história dos Conselhos, desde os primórdios e destaca os principais desafios que os Conselhos enfrentam; a que servem e qual sua função. O professor destacou: “Os Conselhos são pontes, unem a sociedade e o governo; estabelecem trânsito, diálogo entre o governo e a sociedade; o modo como o Conselho trabalha é que o caracteriza como órgão do governo”. E finalizou sua apresentação afirmando: “Que os Conselhos tentem resgatar sua história; o conhecer-se é muito importante; só aprendemos o presente, a partir do passado”.
O conselheiro Horácio Reis destacou que foi um momento muito importante de aprendizado.
O presidente do CEE-PE, Antonio Habib agradeceu a participação de todos e destacou: “Foi muito importante o resgate de todos os Conselhos Estaduais, trazido pelo conselheiro Genuíno. Sinto-me feliz e honrado por participar desse momento”, acrescentou.
O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal do CEE-PE no YouTube. Estiveram presentes, conselheiros, equipe técnica do CEE-PE, os ex-conselheiros, Arthur Senna, Arlindo Queiroz e Sra. Roliana Araújo (esposa do Sr. Genuíno Bordignon).
Foto: Rejane Assis
Foto: Rejane Assis
Foto: Rejane Assis
Foto: Rejane Assis
Foto: Rejane Assis
Foto: Rejane Assis
Foto: Rejane Assis
Foto: Rejane Assis
Foto: Rejane Assis
Foto: Rejane Assis
Foto: Rejane Assis
Marta Alencastro – 21/10/2021 às 12h11