Na última sexta-feira (17) o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE) realizou, no auditório Senador Sérgio Guerra na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a Cerimônia de Outorga da Medalha Mérito Educacional Professor Paulo Freire, como parte da programação de atividades do ano dedicado a celebrar o centenário do pedagogo pernambucano. Foram agraciados, O ex-vereador do Recife e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), André Régis; o consultor do Instituto Paulo Freire, Genuíno Bordignon; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo; a coordenadora do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco e professora da UFPE, Márcia Angela Aguiar e o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão.
Compuseram a mesa: a deputada Tereza Leitão; o secretário estadual de educação, Marcelo Barros; o presidente do CEE-PE, Antônio Henrique Habib, a vice-presidente do CEE-PE, Giselly Muniz; o ex-presidente do CEE-PE, Fernando Antônio Gonçalves.
O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE-PE, desde o século passado, outorga a Medalha de Mérito Educacional Professor Paulo Freire a entidades e a pessoas naturais com revelado e reconhecido mérito educacional, em consonância com o trabalho, com as reflexões e com a obra desse grande educador, mundialmente reconhecido por sua visão, por sua atuação e por seu método, em essência, o da Pedagogia do Oprimido, buscando superar a Educação passiva e hierarquizada, para a formação de sujeitos históricos críticos, com base no diálogo democrático.
A deputada Tereza Leitão (PT) abriu os pronunciamentos da mesa, ressaltando: “É uma medalha muito importante para os que fazem a educação em Pernambuco e no ano do centenário de Paulo Freire, ela se reveste de um significado muito especial; essa solenidade, na casa de todos os pernambucanos e pernambucanas, é o nosso lema, homenageando um dos mais ilustres filhos de Pernambuco”.
Na condução da cerimônia, o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros saudou os homenageados e destacou: “O Brasil passa por momentos difíceis e a educação brasileira vai passar por tudo isso e se fortalecer cada vez mais; estamos todos juntos com uma bandeira de uma educação pública de qualidade, gratuita para todos”.
O presidente do CEE-PE, Antônio Henrique Habib destacou em seu pronunciamento: “É impossível detalhar em poucas palavras o legado de Paulo Freire, a condecoração às pessoas agraciadas nesta cerimônia só reiteram seus relevantes trabalhos na educação”. O presidente ressaltou ainda que desde a primeira edição do prêmio, em 1997, já foram reconhecidas 111 pessoas e instituições.
Durante a solenidade foram exibidos vídeos com depoimentos de educadores que conviveram e foram influenciados por Paulo Freire, na sua prática pedagógica. Dentre eles: a ex-secretária de educação professora Silke Weber; a educadora Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire); a professora Eliete Santiago; a deputada Tereza Leitão.
A conselheira Maria Iêda Nogueira fez um emocionado pronunciamento sobre o objetivo e a importância da condecoração e ressaltou que Paulo Freire manteve uma trajetória de luta pela educação libertadora. “A vida e a obra de Paulo Freire estão escritas no imaginário pedagógico de todo mundo”, ressaltou a conselheira.
Dentre os homenageados, o primeiro a ser condecorado foi o ex-vereador do Recife e professor da UFPE, André Régis, que destacou em seu pronunciamento: “Esse prêmio é uma conquista coletiva, fruto de um trabalho de oito anos envolvendo a busca da qualidade do ensino nas escolas municipais, e acrescentou, a causa que deveria unir todos os brasileiros chama-se educação”.
Em seguida, foi a vez de Heleno Araújo que ressaltou: “O gesto do Conselho Estadual de Educação é um recado forte em defesa da educação pública e inclusiva”.
A professora Márcia Angela dedicou o prêmio a todos os profissionais da educação e ressaltou: “Os professores e professoras do Ensino Básico e Superior são os que, no dia a dia, fazem a educação no Brasil”.
O reitor da UPE, Pedro Falcão, destacou a influência de Paulo Freire na atuação da universidade estadual e frisou o empenho da Instituição em ampliar a oferta de cursos em todas as regiões de Pernambuco, promovendo a educação inclusiva.
Genuíno Bordingnon foi representado pela conselheira Maria Iêda Nogueira. Em vídeo exibido durante o evento, o consultor do Instituto Paulo Freire declarou que estava “emocionado com o fato de a homenagem ter partido da terra do Patrono da Educação Brasileira”.
O momento musical da Cerimônia ficou por conta dos músicos do Conservatório Pernambucano de Música, José Carlos dos Santos (violino) e Fabiano Menezes Borges (violoncelo), que executaram as músicas: Pequena Serenata Noturna – W.A Mozart; Lágrimas de Folião – Levino Ferreira; A Dor de Uma Saudade – Edgar Moraes e Trenzinho do Caipira – Heitor Villa Lobos.
Também estiveram presentes à Solenidade, o deputado Paulo Dutra; a presidente do Sintepe, professora Ivete Caetano; o vice-presidente do Sintepe, Ronildo Oliveira; a vice-presidente da UBES, Adriele Andrade; a gestora do Conservatório Pernambucano de Música, Roseane Hazin; a presidente da Assiespe, professora Ana Gleide; o secretário de educação de Camaragibe, Mauro José da Silva, representando a Undime; representantes da Uncme, UFPE e UFRPE; as intérpretes de Libras, Isabela Rodrigues e Roberta Silveira; a audiodescritora Sunnye Rose Gomes; familiares e amigos dos agraciados e equipe técnica do CEE-PE.
A Cerimônia foi transmitida pela TV Alepe e pelo canal do CEE-PE no YouTube.
Marta Alencastro – 22/09/2021 às 10:30
Galeria de Fotos – Créditos: Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE).