Na manhã do dia 27/04 a Conselheira Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, Giselly Muniz, representou o Conselho no lançamento da Conferência Estadual de Educação (Conepe), que discutiu, entre outros assuntos, o bloqueio de R$ 2,7 bilhões nas verbas destinadas à educação no Orçamento Federal deste ano, suspensão de aulas presenciais por conta da pandemia, vacinação de professores e aumento das desigualdades no acesso ao conhecimento. A atividade, realizada virtualmente pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), é uma etapa da construção do encontro nacional de 2022.
A iniciativa do evento partiu do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), em parceria com o Fórum Estadual, a Secretaria de Educação, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A conferência foi presidida pela deputada Tereza Leitão (PT) que destacou o impacto da pandemia, com a infecção de professores e estudantes pelo novo coronavírus e as indefinições curriculares. Além de lamentar a perda orçamentária sofrida pelo setor, a parlamentar repudiou a possibilidade de que o Ministério da Educação (MEC) regulamente o ensino domiciliar (homeschooling).
O Secretário Estadual de Educação, Marcelo Barros, observou que não houve coordenação do MEC em questões como a do ensino remoto. Ele citou o veto do presidente Jair Bolsonaro à ajuda financeira para que Estados e municípios garantissem acesso à internet a alunos e professores da rede pública.
O presidente do colegiado de Educação da Alepe, deputado Romário Dias (PSD), defendeu que, antes da retomada das aulas presenciais, seja garantida a vacinação de todos os trabalhadores das escolas.
O deputado Professor Paulo Dutra (PSB) expressou preocupação com os cortes de bolsas e pesquisas da Capes.
Heleno Araújo, que integra a coordenação do FNPE, chamou atenção para a realização das etapas municipais e estaduais no ano do centenário de nascimento do educador Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira.
Coordenadora do Fórum Estadual, a professora da UFPE Márcia Angela Aguiar explicou que, neste primeiro semestre, serão realizadas as conferências municipais, intermunicipais e territoriais e, no segundo, as estaduais e distrital.
O evento teve a participação, ainda, do presidente da Undime, Natanael Silva, de representantes da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (Anped), do Centro de Educação e da Cátedra Paulo Freire da UFPE, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), entre outras entidades.
Marta Alencastro – 07/05/2021 às 11h39min