CEE-PE REALIZA CULTO ECUMÊNICO EM COMEMORAÇÃO À PASCOA

Na manhã dessa terça-feira (31), o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco- CEE-PE realizou a cerimônia, Culto Ecumênico em comemoração à Páscoa com o tema: Páscoa, tempo de renascer. O encontro remoto foi transmitido pela plataforma Google Meet e pelo canal do CEE-PE  no You Tube.  Compuseram a mesa diretiva, o presidente do Conselho, professor Antonio Henrique Habib Carvalho, Pr. Abel Freitas Santos – Igreja Batista Filadélfia de Garanhuns – PE, Aldenice Lima de Souza – Núcleo Espírita Auta de Souza – Recife – PE e Pe. Arlindo Laurindo de Matos Júnior – Paróquia de São Pedro – Tamandaré – PE.

O presidente Antonio Habib  agradeceu aos representantes convidados e a todos que estavam acompanhando a cerimônia pelo Meet ou You Tube. Antonio Habib  destacou a importância de um Culto Ecumênico de Páscoa, em um momento tão difícil que todos estão enfrentando. Afirmou o presidente: “Não estamos tratando de religião, mas de espiritualidade. Ressaltou também que a Páscoa é sinônimo de compaixão, amor, caridade e acrescentou que as três autoridades convidadadas demonstraram que a espiritualidade está acima de qualquer coisa. “Precisamos pensar no significado da Páscoa na forma como devemos agir, pensar, falar. Estamos em um momento em que a caridade precisa estar presente nas nossas vidas, constantemente. Essa é a mensagem que quero deixar, da compaixão, da empatia e que ela não seja só falada, mas praticada. Que a Páscoa seja durante todo ano, todos os dias de nossa vida” – concluiu.

O Pr. Abel Freitas destacou que o momento nos remete ao renascimento. Acrescentou que a pandemia da Covid-19 traz uma carga emocional muito pesada, mas a Páscoa nos traz a lembrança de que há esperança – “Deus, na pessoa de Jesus Cristo, veio ao mundo para fazer renascer em nós a esperança através de Seu filho”. Pastor Abel finalizou trazendo o seguinte questionamento: “Por que a Páscoa tem o poder de nos trazer esperança?” E respondeu, “porque a Páscoa é a intervenção de Deus, é quando Deus entra no nosso mundo humano e modifica para dar um novo significado e renovar a esperança em cada um de nós, foi nela que Cristo nos tirou das trevas e nos deu a oportunidade de salvação”.

A representante espírita Aldenice Souza destacou que a Páscoa judaica, em qualquer momento religioso, é o momento de mudança, passagem e libertação para todos nós e acrescentou: “Toda vitória ou mudança religiosa ou histórica vem acompanhada de uma experiência dolorosa, mas logo após traz vida esperança e libertação”. E acrescentou,  “Jesus, ao passar por todo sacrifício na cruz traz, depois, a mensagem maior para todos,    Ele venceu  mundo, venceu a morte e trouxe para todos nós a esperança para continuidade da vida e  hoje, diante desses momentos que estamos passando, lembramos cada vez mais de Jesus; momentos de grande oportunidade de nos renovarmos espiritualmente, de educarmos sentimentos, as nossas emoções, trazer Jesus e a sua palavra, quando Ele resume o ensinamento de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Jesus é mudança, Jesus é passagem, Jesus é libertação de tudo material que nos escraviza e nos paralisa e precisamos dar esse passo para os verdadeiros tesouros do espírito” – concluiu.

Pe. Arlindo destacou: “Páscoa significa passagem da morte para a vida”. Acrescentou que os educadores são os ministros da esperança e que cada um é capaz de transformar o mundo; é entender que no dia a dia todos podem transformar o coração de uma pessoa, numa pequena palavra ou mensagem. Ressaltou ainda que é preciso perceber muito mais sinais de vida do que de morte e a importância da gratidão: “Sempre irei encontrar um motivo para dizer, graças a Deus” – completou.  Pe. Arlindo também destacou as palavras de Jesus quando Ele disse: “Aquele que quer ser meu discípulo, tome sua cruz e siga-me”. Continuando ele afirmou: “Celebramos nessa semana a certeza que, no final de tudo, mesmo carregando as nossas cruzes, e a Semana Santa é isso, não podemos esquecer que mesmo com os nossos sofrimentos e dificuldades, temos esperança que tudo vai terminar no domingo de Páscoa, com a vitória”. Pe. Arlindo também destacou a importância de fazermos algo, cada dia, para alegrar o coração de alguém. Acrescentou: “Reconheça a importância do outro na sua vida, não só agora, nesse momento de pandemia, mas também quando tudo passar.” Pe. Arlindo concluiu suas considerações, trazendo ainda mais vibrações amorosas, com belas mensagens musicais, através das canções: “É preciso saber viver”, “Trem bala” e “Porque Ele vive”.

O presidente Antonio  Habib ressaltou a alegria e a força traduzidas nas palavras do Pe. Arlindo e acrescentou que os três representantes convidados trouxeram uma mensagem de esperança. O presidente afirmou: “Se começarmos enxergar que tudo passa e precisamos chegar lá na frente com força e com vontade de viver, conseguiremos passar  por esse momento”.  O presidente afirmou que vai pôr em prática a mensagem do Pe. Arlindo, de fazer alguém sorrir, diariamente e acrescentou:  “Foi uma mensagem muito importante para todos nós, assim como as mensagens trazidas pelo Pr. Abel Freitas e pela representante espírita, Aldenice Souza, que nos touxeram tanta eperança. Gratidão é a palavra que temos hoje” – concluiu. Após suas considerações finais o presidente franqueou a palavra aos conselheiros que quisessem deixar suas mensagens.

A conselheira Edivania Arcanjo destacou que todas as palavras fortaleceram, especialmente nesse momento de pandemia. E acrescentou: “De tudo que estamos vivendo, o que nos fortalece é a nossa fé de cada dia. Esse foi um momento muito importante para que pudéssemos começar bem o nosso dia – concluiu.

A conselheira-presidente do CEE-PE, Giselly Muniz, finalizou os pronunciamentos  destacando que esse momento é o mais importante do calendário litúrgico, para todos os cristãos; um momento em que é preciso refletir e se fazer semelhante a Cristo, diante das circunstâncias e acrescentou: “Eu creio que as circunstâncias estão postas para moldar nosso caráter e a partir de como nos comportamos, é o que determina se nosso dia será feliz. Não esqueçamos de nos cuidar, de cuidar do outro. Essa pandemia nos mostra que não é sobre nós, é sobre o que fazemos com o mundo, de como nos reinventamos diante das adversidades, de nosso poder de resiliência; e pensar na Páscoa como a ressurreição de Cristo, um momento de alegria. Que tenhamos um amanhã próspero, de muita fé, de muito amor” – concluiu. A conselheira-presidente agradeceu aos líderes espirituais por suas palavras, a todos os presentes e a Deus.

Também participaram da cerimônia, os intérpretes de Libras, da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Jefferson Costa e Marcos Vinicius Silva, conselheiros, equipe técnica do CEE-PE e convidados.

Marta Alencastro – 01/04/2021