GRUPO INTERINSTITUCIONAL FINALIZA CICLO DE DEBATES

     Na Reunião Plenária, por webconferência, do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE), dessa quinta-feira, 26/06, o Conselheiro Horácio Reis Filho apresentou o Relatório acerca dos encontros realizados pela Comissão Intersinstitucional.

     O grupo foi uma iniciativa da União dos Dirigentes Municipais de Educação em Pernambuco (Undime/PE), que teve como coordenador o Conselheiro Horácio, representante da Undime no CEE, da Conselheira e Vice-Presidente do CEE, Giselly Muniz e mais dez instituições representativas da Educação no Estado de Pernambuco.

     Os encontros aconteceram no período de 13 de maio a 17 de junho, do corrente ano e tiveram por objetivo debater acerca das questões educacionais no contexto da pandemia da COVID-19, com a temática: Ensino Remoto e as Etapas de Reorganização dos Calendários Escolares.

      Foram realizados seis encontros. Nos dois primeiros, a discussão foi sobre a temática geral, trazendo questões que levaram a tematizar os debates. As questões abordadas foram:

  • Atividades extraescolares no contexto da Resolução CEE nº 03/2020;
  •  Educação Infantil e o processo de Alfabetização no contexto do Parecer CNE nº 05/2020;
  •  A situação dos Sistemas e Redes Municipais de Educação diante da suspensão das atividades nas instituições de ensino;
  •  As desigualdades na aprendizagem sendo ampliadas em função da pandemia;
  •  O despreparo do Professor na interação com os estudantes numa situação de distanciamento social;
  •  A preservação do direito à educação e de seus princípios fundamentais na reorganização dos calendários escolares;
  •  As atividades (aulas) remotas e a garantia da aprendizagem;
  •  O cuidado com as diferenças existentes entre as etapas de ensino;
  •  A reorganização curricular e a garantia do direito à aprendizagem;
  •  Perspectivas de retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino;
  •  Desafios a serem enfrentados pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco no posicionamento diante da reorganização dos calendários escolares.

      A partir do terceiro encontro, os debates passaram a ser temáticos; várias questões foram abordadas, tais como:

  • Experiências com atividades não presenciais desenvolvidas pelos Sistemas de Ensino (Expositores: UNDIME e SEE/PE).
  •  Educação Infantil no contexto da pandemia (Expositor: FEIP).
  •  Anos Iniciais do Ensino Fundamental no contexto da pandemia (Expositor: CEEL/UFPE).
  •  Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio no contexto da pandemia (Expositor SEE/PE).
  •  As desigualdades na aprendizagem no contexto da pandemia (Expositor: SINTEPE).
  •  A preservação do direito à educação e de seus princípios fundamentais na reorganização dos calendários escolares (Expositores: FEE/PE e UFRPE).

      Ao final de sua apresentação o Conselheiro ressaltou que todas as contribuições foram excelentes e muito importantes e informou que cada instituição fez uma síntese dos debates cujos textos serão compilados em um documento constando 60 laudas, que será encaminhado ao CEE/PE.