CEE/PE PARTICIPA DE DEBATE REALIZADO PELA ALEPE

             A conselheira Edivania Arcanjo representou o Conselho Estadual de Pernambuco (CEE/PE), no debate realizado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), nessa quarta (3), por meio de videoconferência, com o objetivo de discutir acerca do calendário letivo do ano de 2020 e atual formato de educação a distância. O debate foi solicitado pela deputada Tereza Leitão que presidiu a sessão juntamente com o Deputado Romário Dias, Presidente da Comissão de Educação.

O Secretário de Educação, Frederico Amâncio informou que a retomada das atividades da educação pública em Pernambuco deve ser feita por meio de um plano específico para o setor, que já está sendo elaborado pelo Poder Executivo e discutido com as entidades ligadas ao tema no Estado. Segundo o secretário estadual, o novo calendário precisa contemplar as diferentes realidades. “Cada escola, a partir do aprendizado dos estudantes e da carga horária que foi possível avançar, vai estabelecer uma agenda de reposição, observando as diretrizes da Secretaria de Educação e Esportes”, pontuou. “Isso vai ser feito de forma individualizada e olhando as peculiaridades de cada uma das unidades de ensino.” Frederico Amancio ainda sinalizou que o ano letivo de 2020 deve se estender até meados de 2021. “Mas não muito, porque senão compromete o calendário do ano que vem”, complementou. 

         A conselheira Edivania Arcanjo informou que o Conselho Estadual já discute uma resolução para auxiliar no retorno das aulas pós-pandemia, mas ponderou que o trabalho é extenso, com muitas variáveis a serem consideradas. “A educação prisional, a quilombola, a de jovens e adultos, a especial, a indígena, o Ensino Superior, todas essas modalidades devem ser contempladas”, lembrou. 

        Participaram também, o Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo; o deputado Paulo Dutra; Adriele Andrade, integrante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), representando os estudantes, e convidados. Cada expositor trouxe suas contribuições acerca do calendário letivo e das aulas não presenciais. No final da reunião, o presidente abriu para contribuições.

        A deputada Tereza Leitão fez o fechamento trazendo um resumo da fala de cada expositor e destacou a importância de deixar clar a diferença entre educação a distância, que é uma modalidade com autorização, e atividades remotas. Acrescentou ainda que essas escutas serão de grande valia tanto para o Conselho Estadual construir sua resolução, quanto para embasar a discussão do planejamento, especialmente da Secretaria de Educação de volta à pós-pandemia.