Galeria CEE/PE COMEMORA OS ANIVERSARIANTES DE MARÇO E O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Créditos: Maurício Jr.

Na manhã da sexta-feira (29), o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) comemorou os aniversariantes do mês de março e o Dia Internacional da Mulher com animação, palestras e muita reflexão. Sra. Mônica Oliveira, representante da mandata coletiva denominada Juntas (ALEPE), mediou as palestras.

Sra. Maria Aparecida Pedrosa, Secretária da Mulher da Prefeitura do Recife, proferiu a palestra sobre o tema: Empoderamento Feminino – Consequências do Termo para a Mulher do Século XXI. Dentre outros aspectos, ela destacou que o Brasil é o quinto país no mundo em feminicídio e que o machismo é uma construção patriarcal, cultural e do capitalismo. Lembrou também que o primeiro romance abolicionista é de uma mulher negra, Maria Firmina dos Reis e que essa obra ficou perdida durante 100 anos.

Sra. Suzana Morais, representando o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, proferiu a palestra sobre o tema: As Consequências da Reforma da Previdência para a Mulher. Ela apresentou o cordel, de sua autoria, Mulheres em Onda, no qual ela aborda temas como a violência, a luta por direitos e o protagonismo das mulheres. “ Há a necessidade de revisão de vários elementos da nova reforma da previdência” – afirmou.

Mônica Oliveira destacou que os tempos de escravidão, no nosso país, deixaram uma herança que não foi superada e que o racismo é responsabilidade de todos, brancos e negros. O presidente do Conselho, professor Ricardo Chaves, destacou que qualquer mudança deve começar dentro de cada um e que homens e mulheres precisam se mobilizar contra a violência, de modo geral.

A esteticista e consultora de beleza Mary Kay, Renata Nunes, proporcionou um momento de relaxamento e cuidados com a pele através de uma sessão de limpeza de pele.

Também estiveram presentes ao encontro a equipe técnica do CEE/PE e a conselheira Edla de Araújo Lira Soares.