O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco esteve presente na XLVI Reunião Plenária do Codise em conjunto com a Reunião do Foncede – Região Centro-Oeste em Cuiabá – MT

Em Cuiabá – MT (23 e 24), aconteceu a XLVI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação (Codise) em conjunto com a Reunião do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede) – Região Centro-Oeste.

O Presidente do CEE-PE, Conselheiro Natanael José da Silva, e a Assessora Administrativa da Presidência, Mirian Oliveira representaram o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco nos eventos. Entre outros Conselhos estaduais presentes, esteve o Presidente do CEE-DF, Conselheiro Álvaro Domingues Júnior. Após apresentação cultural, a palestra de abertura trouxe o tema “A atuação do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso”, com Gelson Menegatti Filho – Presidente do Conselho Estadual de Educação – CEE/MT.

Outros assuntos abordados ao longo do primeiro dia foram: a Política Pública de Educação no MT, com Alan Rezende Porto (o Secretário de Educação), e Allan Kardec Pinto Acosta Benitez (Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECITECI/MT); a implementação da Educação Integral em Tempo Integral no Estado do Paraná, com Cristiane Jakymiu (SEED/PR); a Inclusão e Diversidade no Direito à Educação, com Liliane Garcez (da Secadi, MEC); e o tema da “Regulamentação e implementação do Ensino Médio frente à aprovação de sua reformulação no Congresso Nacional”, com o Conselheiro Ricardo Tonassi Souto, Presidente do FONCEDE e do CEE/RJ.

No segundo, a primeira palestra tratou dos “Conselhos Estaduais/Distrital nas Políticas Públicas de Educação”, com a Reitora Ana Maria Di Renzo, da Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT (@unematoficial). Além das palestras: Itinerário Formativo Profissional Articulado a Aprendizagem Profissional, de Davi Oliveira dos Santos (CEE-MS), Educação a Distância – Relato de experiências (legislação e práticas), de Alex Vieira Passos, Vice-presidente do CEE/MT. No período da tarde, houve momentos distintos para o Codise e o Foncede, além da Visita ao Conselho Estadual de Educação – CEE/MT.

Fotos: Mirian Oliveira
Fonte: Assessoria de Comunicação CEE-PE