PARTICIPAÇÃO DO CEE/PE NO SEMINÁRIO ESTADUAL CURRÍCULO PERNAMBUCO

Créditos: Pedro Menezes

Nos dias 6 e 7 de novembro, na cidade de Gravatá – Pernambuco, educadores de todas as esferas educacionais reuniram-se no Seminário Estadual Currículo Pernambuco para discutir e validar o documento que contém parâmetros curriculares para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ele foi elaborado com base em mais de oito mil contribuições de educadores e membros da sociedade civil e é composto por quatro fascículos, sendo um volume para Educação Infantil e três para o Ensino Fundamental anos iniciais. Neles, estão orientações para guiar o processo de ensino e aprendizagem e as práticas pedagógicas em sala de aula. Até chegar na versão final do texto, foram realizados vários seminários e encontros para debates sobre os parâmetros curriculares. Dentre esses encontros, seis seminários regionais foram realizados entre fevereiro e setembro deste ano para discutir as versões preliminares do documento.

“Nós fomos um dos primeiros estados do Brasil a acreditar que é possível construir algo que ajude as escolas a estruturar seus currículos e projetos pedagógicos”, ressaltou Fred Amancio, secretário de Educação do Estado, sobre o processo de evolução do Currículo Pernambuco.
Com a validação, o documento será encaminhado para o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, que é responsável pelo encaminhamento do currículo para as escolas. Os professores e educadores irão receber formações com base neste documento.
O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) foi representado pelo presidente Ricardo Chaves Lima e pela conselheira Cleidimar Barbosa dos Santos, também participaram do encontro representantes do Ministério da Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PE), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-PE) e da Secretaria de Educação do Estado, nas pessoas do secretário estadual Fred Amancio, e secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva.

Créditos: Pedro Menezes

Créditos: Ricardo Chaves Lima