PARTICIPAÇÃO DO CEE/PE NA AUDIÊNCIA PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO ANUAL DOS INDICADORES EDUCACIONAIS DO ESTADO DE PERNAMBUCO

 

Créditos: Ricardo Chaves

Em cumprimento à Lei de Responsabilidade Educacional nº 13.273 de 05 de julho de 2007, foi realizada, na manhã dessa terça-feira (28), no auditório da Assembléia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), a Audiência Pública de apresentação anual, ao Poder Legislativo, dos Indicadores Educacionais do Estado de Pernambuco, pelo Secretário de Educação Frederico Amâncio. Ele informou que os indicadores da educação no Estado demonstraram progressos seguidos em setores como rendimento acadêmico, alfabetização e redução do abandono escolar. Na avaliação do secretário, o financiamento insuficiente e a concentração de recursos no Governo Federal ainda representam obstáculos a melhorias mais significativas.

Presidente da Comissão de Educação, a deputada Teresa Leitão (PT) elogiou os profissionais do segmento pelos bons resultados obtidos. A parlamentar alertou, no entanto, para pontos que considera preocupantes, sobretudo a necessidade de melhorias na infraestrutura dos estabelecimentos de ensino. Ela também comunicou que pode estudar uma proposta para aperfeiçoar os indicadores monitorados pela Lei de Responsabilidade Educacional, de maneira a adequar os critérios ao Plano Estadual de Educação.

O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) foi representado pelo presidente Ricardo Chaves Lima. Também participaram da audiência o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Heleno Araújo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Fernando Melo, o deputado Edilson Silva (PSOL), representantes da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco e da União dos Estudantes de Pernambuco.

FOTO: ROBERTO SOARES