PARTICIPAÇÃO DO CEE-PE NA CONAPE 2022

O Conselheiro Horácio Francisco dos Reis Filho e as Conselheiras Cleidimar Barbosa dos Santos, Maria Iêda Nogueira e Shirley Cristina Lacerda Malta, do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco – CEE-PE, participaram como Delegado e Delegadas, respectivamente, na 2ª edição da Conferência Nacional Popular de Educação – Conape, realizada no Centro de Convenções de Natal-RN, entre os dias 15, 16 e17 de julho de 2022.

A Conape é promovida pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), uma articulação de entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação, que pauta a luta pela educação pública, inclusiva e de qualidade social, e, esse ano, teve como tema: “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”, e como lema “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Durante os três dias de evento foram discutidos assuntos como Plano Nacional de Educação; Sistema Nacional de Educação; direitos humanos e diversidade; valorização dos profissionais da educação; gestão democrática e financiamento da educação, entre outros. A partir do tema central do Fórum, são seis eixos de discussões.

Além das atividades autogestionadas propostas pelas entidades e parceiros estratégicos, foram realizadas as Plenárias de Eixos a partir do documento Base da Conape, sessões de debates das comunicações orais, que é a apresentação de trabalhos acadêmicos e, no último dia, 17 de julho, foi realizada a grande plenária da Conape que deliberará sobre o documento final e moções da Conferência. Houve ainda, ao longo da programação, apresentações culturais, estandes, feira de economia solidária, alimentação e artesanato; e exposição sobre o centenário de Paulo Freire.

Marta Alencastro – 19/07/2022 às 09:10