REUNIÃO DO CEE-PE E CONSULADO BRITÂNICO EM RECIFE

          Na manhã dessa quinta-feira, 29/10, o presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE), Professor Antônio Habib, a vice-presidente Giselly Muniz, a assessora da presidência, Elza Leão, a assessora de comunicação, Marta Alencastro e a jornalista da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape), Maria Lima participaram, pela plataforma Teams, de uma reunião com o Cônsul Britânico, em Recife, Sr. Graham Tidey e sua equipe representada por Bárbara Lotierzo e Larissa Vazquez, que atuam em São Paulo, nas áreas de Educação Básica e Educação Superior, e Cristine Olofsson, que atua em Recife. O objetivo do encontro foi estender a parceria com a Educação em Pernambuco, através do Conselho Estadual de Educação. Sr. Graham ressaltou que essa parceria já teve início com a Secretaria de Educação de Pernambuco, através do Programa Ganhe o Mundo. “Considero essencial a nossa parceria para a educação das crianças, especialmente porque Pernambuco é referência” – afirmou.

         O presidente Antonio Habib destacou os seguintes aspectos: o trabalho de regulamentação do Sistema de Educação (toda rede de Educação Básica e Educação Superior), realizado pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco; a importância de buscar parcerias para nossa rede de ensino e da troca de experiências com essas parcerias; a necessidade do aprendizado da língua inglesa para os jovens estudantes; a busca de parceria com a China, em 2019; a importância de encontrar caminhos, não só para a educação básica mas também para a educação superior e as 13 autarquias, dentre elas 11, que surgiram com o perfil de formação de professores, como por exemplo a Universidade de Pernambuco (UPE); o ensino profissionalizante; a agilidade do Conselho com a elaboração da Resolução para a continuidade das aulas no período da pandemia, juntamente com a Secretaria de Educação do Estado e a importância da participação do Ensino Superior e dos conselheiros do CEE-PE, nos próximos encontros.  “O Conselho é uma entidade de colaboração com outras frentes. “Temos muito a contribuir e receber de experiências do Reino Unido, o que fortalecerá ainda mais o nosso sistema de educação” – concluiu.

           A vice-presidente, Giselly Muniz ressaltou a importância de estreitar a parceria com o Reino Unido. Destacou, também, o Programa Conectaaí, na Plataforma Educa-PE, o Núcleo de Línguas e o Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco e o ensino profissionalizante, que passa pela autorização do CEE-PE. “Temos experiência, precisamos trazer inovações nesse tempo de pandemia, como o estado de Pernambuco tem feito – afirmou.

           Bárbara Lotierzo ressaltou os encontros que acontecerão em novembro: “Serão dois dias de Webnar; haverá uma mesa específica sobre formação de professores”- afirmou, e destacou a importância de uma reunião com as instituições superiores.

          O Cônsul, Graham, ressaltou a importância de contar com a participação do CEE, nos ambientes virtuais. “Sabemos que no mundo todo a educação precisa mudar. O ensino de inglês, a educação a distância, tudo está mudando, e a hora é agora. Temos oportunidade de debater e encontrar soluções – afirmou.